4 Cuidados que você precisa ter ao contratar um digital influencer.

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Como muitos de vocês podem ter visto, no último dia 30 um dos maiores Youtubers do país com cerca de 4 Milhões de seguidores foi acusado de racismo no Twitter. Durante o jogo de França e Argentina Júlio Cocielo fez o seguinte comentário: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastões top na praia”. O tweet gerou uma reação rápida dos usuários do Twitter pela associação tão específica entre um jogador negro e arrastões e logo foram encontradas outras afirmações do mesmo contexto publicadas no perfil do influenciador alguns anos atrás. O Youtuber pediu desculpas por sua afirmação e publicou “…De qualquer forma, não existe justificativa, isso fez eu me sentir muito mal, só de imaginar ter sido uma pessoa escrota. Arrependido e arrependido”


Marcas como Adidas, Coca-cola, Itaú e McDonald’s que já fizeram ações publicitárias com Cocielo também se pronunciaram, a Coca-cola declarou que “não tem planos para futuras parcerias”, ressaltando que repudiam “qualquer forma de racismo, machismo, misoginia e homofobia”.

Com ascensão de muitos youtubers e instagramers nos últimos anos marcas de vários segmentos e portes contrataram esses influenciadores para participar de suas campanhas muitas dessas sem assessoria de especialistas em comunicação ou uma estratégia bem estruturada. A falta de cuidado ao associar sua empresa à uma personalidade da internet pode causar não apenas desperdício de verba, mas, em casos mais graves, uma depreciação da sua marca e dos valores que ela apoia. Separamos então uma lista com 4 dos cuidados que você precisa ter para incluir um influenciador na estratégia de comunicação da sua empresa!

1 Tenha uma estratégia clara

Plataformas e objetivos bem definidos, respeito à identidade visual da marca e à sua Brand persona e um bom monitoramento de resultados é o básico para qualquer campanha online seja ela com um influenciador ou não.

2 Pesquise bastante.

Pode parecer óbvio, mas pesquisar sobre o influenciador que você deseja incluir é um trabalho essencial e relativamente fácil. Veja vídeos, publicações e comentários nas redes e tenha certeza se ele ou ela tem ética, profissionalismo e conhecimento sobre comunicação suficiente para lhe passar confiança

3 Avalie o público atingido.

Não é possível ter 100% de certeza do resultado que será alcançado por uma campanha com um influenciador, mas, para não jogar seu dinheiro fora, é possível avaliar a eficácia através de uma comparação fácil de públicos. Solicite o mídia kit e observe: Idade, Localização, Interesses e engajamento o público da personalidade.

4 Faça testes

Antes de desenvolver uma campanha extensa com um grande investimento faça pequenos testes com alguns dos influenciadores que você considerar que sejam relevantes e estude os resultados dessas ações para saber onde você obteve o maior retorno sobre investimento(ROI) e torne esses testes uma rotina para todas as campanhas.

Quer incluir um digital influencer na sua estratégia e ainda não sabe como? Fala com a gente!4 Cuidados que você precisa ter ao contratar um digital influencer.

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