Guia para fazer anúncios melhores

Publicado por admin em

Como gastar menos e vender mais com anúncios no Facebook e Instagram

Nesse guia você vai entender melhor sobre como fazer anúncios nas redes sociais otimizando resultados para ter o melhor custo-benefício e fazer valer o seu suado dinheirinho.

Antes, um aviso: esse artigo está bem completo! Se você quer entender de verdade como fazer anúncios melhores, pegue sua água, seu café, sente-se confortavelmente na sua cadeira e vamos começar!

Vender Offline x Vender Online

Que essas duas modalidades têm diferenças você já sabe, mas o que você pode não saber é que elas se parecem muito, e ignorar isso pode ser o que está arruinando seus resultados.

Imagine que você tem uma loja física de roupas em um shopping. Muitas pessoas entram, olham, algumas até experimentam, mas nem todas elas chegarão a ir até o caixa para efetuar a compra. Basta revisar sua memória: quantas vezes você, enquanto consumidor, já não entrou “só para dar uma olhadinha”?

Os anúncios também são assim. Não existe taxa de 100% de conversão. Esteja em paz com isso. Dito isso, vamos às primeiras dicas.

Troque o botão “promover” pelo Facebook Ads

Para economizar, você precisa deixar a preguiça de lado. O botão “promover” oferece recursos muito limitados para quem não pode desperdiçar verba.

Acesse business.facebook.com, organize sua conta de negócios, complete o cadastro da sua conta de anúncios e crie seus anúncios com maior precisão, escolhendo um objetivo de campanha, segmentando por interesses, limitando verba diária, escolhendo as plataformas onde quer investir, escolhendo o criativo e o texto certos para ter os melhores resultados. E o melhor: mantendo tudo isso registrado para fazer campanhas cada vez melhores.

Não anuncie qualquer post

Na pressa, pegar um post já publicado e anunciar pode te dar a falsa impressão de que você está promovendo seu produto de forma bem sucedida. Mas fazer propaganda é muito mais que isso.

O anúncio ideal tem que:

  • Deixar muito claro o que está sendo vendido
  • Ter um apelo visual interessante (evite fotos em preto e branco)
  • Evidenciar quais são as vantagens em consumir aquele produto ou serviço (é o preço? é a qualidade?)

O anúncio ideal não pode:

  • Deixar o consumidor confuso
  • Ter muito texto
  • Estar no formato errado

 

Por isso, se seu objetivo é vender, desenvolva criativos exclusivos para os anúncios, no formato correto, com as informações corretas e com apelo comercial.

Vender para quem te conhece é mais fácil (e barato!)

Crescemos ouvindo “não fale com estranhos”, e isso reflete no nosso consumo Pessoas tendem a confiar em marcas das quais já ouviram falar.

Sabendo disso, você tem dois caminhos:

1- Anunciar para quem já te conhece

Segmente o público para pessoa que já seguem sua página, amigos de amigos ou experimente anunciar para quem já interagiu com seus conteúdos ou assistiu um vídeo seu.

2- Faça-se conhecido

Antes de anunciar para vender, anuncie posts de conteúdo relevante com o objetivo de obter engajamento. Dessa forma, as pessoas terão ouvido falar de você. Depois, siga o passo 1.

Anuncie por pouco tempo

Nada de manter um anúncio rodando por 2 meses! Você só pode fazer uma campanha longa assim depois de ter plena certeza de que essas são as melhores configurações, para o melhor criativo, para a melhor segmentação dentro do melhor objetivo possíveis. E nada de esquecer seu anúncio lá no gerenciador, hein! Para ter bons resultados, você precisa fazer praticamente um trabalho de jardinagem: podar, adubar e regar um pouquinho todos os dias.

Por último e mais importante:
Aprenda a matemática dos seus anúncios

Por mais que os anúncios funcionem de forma parecida, seu público reage de um jeito único à maneira como você fala com ele. Portanto, teste. Faça duas ou três campanhas antes de investir para valer. Certifique-se de variar as configurações, para ter dados melhores para estudar. Ao final, analise os números com cautela e use o que aprendeu para aumentar a eficácia das suas campanhas.

Observe aqui o que você deve considerar:

Qual foi o criativo que teve melhor resultado

Perceba características na arte que podem ter afetado no sucesso do anúncio.

Qual foi o posicionamento com mais cliques

Instagram ou Facebook? Feed ou Stories?

Dados demográficos de gênero, idade e localização

Anuncie para um público um pouco mais amplo na campanha de testes e depois avalie qual a idade, o gênero e a localidade que deram mais certo.

Custo do clique

Quanto foi o custo por resultado? Use isso para calcular quanto você precisará investir na próxima campanha para atingir sua meta de vendas.

Quantos cliques você precisou pagar para finalizar uma venda

A análise do anúncio não acaba no clique. Quantas pessoas de fato finalizaram uma compra a partir desse anúncio? Para facilitar a identificação das chegadas, você pode direcionar o clique para o seu WhatsApp Business de forma que um texto automático apareça na tela do cliente, como: “Vi seu anúncio no Instagram e gostaria de saber mais sobre o produto X”.

Não sabe como fazer? É super simples, basta usar este gerador de links: Gerador de Links para WhatsApp

Espero que seguindo esse guia de melhores práticas para anúncios melhores você consiga vender mais. Entretanto, se esse artigo te fez perceber que você talvez precise da ajuda de um especialista para gerir seus anúncios, não hesite em nos enviar uma mensagem, ok? Basta clicar aqui: WhasApp da Otus

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *