Pós-venda > Venda

Publicado por admin em

Seus clientes voltam para a sua empresa? É uma pergunta bem simples, e provavelmente você vai afirmar que sim. Mas você sabe quantos voltam?

Nem todos os empresários prestam atenção devida aos clientes no pós venda, e isso influencia diretamente no retorno deles. É muito importante garantir que os clientes retornem, na verdade até mais importante do que adquirir clientes novos.

Conhecer seu público é uma parte fundamental da comunicação e durante a compra você tem toda a chance de conhecer seus clientes. Isso torna os seus clientes anteriores em um público perfeito para sua comunicação por ser interessado e já conhecer o seu trabalho e o mais importante, por ser geralmente um público menor do que os clientes que você ainda não atendeu. Juntamos aqui algumas dicas simples para você impactar esses clientes e fazer eles voltaram a consumir

Encante o seu cliente.

Para ter clientes fiéis o primeiro passo é bem óbvio, eles precisam gostar do seu trabalho. Conheça seu cliente, centralize o trabalho na satisfação dele e cumpra as expectativas. Esse é um trabalho conjunto e precisa envolver todos da empresa e deve ser sempre a maior prioridade.

Solicite dados

Quanto mais você souber sobre o cliente, melhor, mas você não pode ser invasivo. Se seu serviço tiver um contrato é tudo mais fácil, pois provavelmente já teremos nele e-mail, telefone e outros dados do cliente. Se o seu produto ou serviço não exige um contrato você pode criar formulários de satisfação para coletar algumas informações relevantes ou criar um cadastro de clientes com benefícios. O fundamental é não deixar o cliente “ir embora” sem coletar informações sobre ele pois o pós venda não pode acontecer sem nenhuma informação dele.

Entre em contato

Existem vários motivos para entrar em contato com o cliente que já consumiu o seu produto: Vender um produto relacionado, fazer uma pesquisa de satisfação ou informar sobre a necessidade de outro serviço,no caso de manutenção de equipamentos e outros serviços periódicos. Importante também é saber qual o meio de contato com esses os clientes, um dos mais ideais é o e-mail. Mas dependendo da sua estratégia e público é possível utilizar ligações ou outros meios de contato.

Faça o cliente “levar” sua marca.

Além de lhe contratar novamente seu cliente tem uma função ainda mais importante, lhe indicar para amigos e parentes. Para isso uma das táticas mais usadas é dar ao cliente como “brinde” ou “bonûs” algo que leve a sua marca. Fundamental mesmo é fazer com que sua marca circule com o cliente e eventualmente inicie conversas.

Manter clientes é mais fácil e barato do que conseguir clientes novos, mas a sua estratégia de comunicação precisa trabalhar com os dois! Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!

Categorias: blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *