Ação com influenciadores: Não adianta só mandar mimos!

Publicado por Eduardo Lopes em

“Olá meninas olha só o mimo que a @marca me mandou!” quantas vezes não ouvimos isso por dia? Considerando que 70% dos brasileiros que estão online seguem algum influenciador digital, podemos afirmar que ouvimos muito!

Os influenciadores cultivam um público no Instagram, Youtube, Twitter ou outra rede social através da criação de conteúdo interessante para aquele público. Seja moda, saúde, beleza, turismo ou qualquer outro tema, cada um deles tem um público bastante específico e uma forma bem específica de se comunicar com esse público.

Buscar um influenciador com o público correto e formar uma parceria para divulgação é uma ótima estratégia para as marcas, porém é preciso ter alguns cuidados para que esse trabalho crie frutos positivos para o seu negócio

Influenciador digital é uma carreira

Influenciadores investem tempo, dinheiro e muito trabalho para gerar um bom conteúdo e cativar seguidores que confiam em seu trabalho, então o primeiro passo para trabalhar com influenciadores é respeitar e valorizar este trabalho e encontrar um parceiro que também entenda a responsabilidade que tem com a sua audiência.

Encontre o influenciador que realmente atinge seu público

Existem algumas formas de fazer isso, perguntar aos seus melhores clientes quais influencers eles seguem é uma das melhores alternativas. Outras formas são buscar pelo seu ramo de atuação ou pela área geográfica de atuação da sua empresa

Solicite um “Media Kit”

Ao encontrar influencers que parecem ideais para sua marca, solicite um “Media Kit” esse é um documento muito utilizado por veículos como rádio e televisão que fala sobre o público que aquele influenciador atinge e os valores dos espaços de mídia! Lá você poderá saber em qual cidade ele tem mais seguidores, qual a idade do público que acompanha o perfil e muitos outros detalhes.Também é possível ver no Media Kit o valor cobrado pelos serviços do influencer. Compare esses relatórios e contrate o que estiver mais alinhado com sua marca.

Personalize a parceria e deixe o influencer criar

Cada influenciador tem uma forma de se comunicar com seu público totalmente única. Então, ao contratar os serviços de um influenciador, crie junto com ele o conteúdo que será publicado. Não adianta criar um roteiro ou um post pronto para que ele reproduza. Passar sua informação através da forma que o influenciador está acostumado à falar com seu público é a melhor forma de atingir seus resultados

Avalie os resultados

Pedir um relatório de engajamento, ou utilizar um link específico são algumas das dicas, mas importante mesmo é ter alguma forma de medir o resultado da ação, para que sua marca saiba exatamente qual foi o retorno do investimento feito.

Não tenho dinheiro para contratar um influencer

Como eu disse antes, é importante valorizar o trabalho dos influenciadores para cultivar sua audiência e que eles fazem disso sua forma de viver. Mas também sabemos que nem sempre a marca tem o valor disponível para investir em uma parceria com um influencer. Minha dica é: Mande mimos! Entre em contato com o influencer e pergunte se pode mandar um presente, pegue o endereço e faça a entrega. Ele não será obrigado a publicar que recebeu aquele material, porém existem técnicas que você pode usar para isso. Não envie apenas seu produto. Personalize o material enviando uma carta escrita à mão, ou um presente com a foto do influenciador, faça uma brincadeira com o conteúdo que ele mesmo publica. Isso vai aumentar as chances dele ou dela se sentir feliz com o presente e publicar algo sobre sua marca.

Mas eu preciso de ajuda!

A Otus pode te ajudar, somos especialistas em publicidade digital e podemos ajudar sua empresa a se comunicar melhor inclusive com os influenciadores! Fala com a agente pelo nosso Whatsapp! 81 3877-5236

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