Brainstorm: A ferramenta de Inovação que sua empresa precisa

Com todas as responsabilidades atribuídas ao gestor pode se tornar difícil desenvolver soluções criativas para as questões enfrentadas pela organização.
A grande quantidade de informação que recebemos durante o dia e as possíveis consequências da decisão tornam a tarefa ainda mais complicada e podem levar a soluções ainda menos elaboradas.
Porém com o desenvolvimento e implementação de algumas técnicas é possível transformar a criatividade em uma ação constante na organização, o brainstorm é uma delas.
Termo que significa ao pé da letra “Tempestade Cerebral” e funciona como uma ferramenta de tomada de decisão onde o objetivo é conseguir a maior quantidade de alternativas possíveis e a partir dessa análise profunda das possibilidades chegar a uma decisão criativa que ajude a alcançar os objetivos da empresa.
Na prática você reúne um grupo de pessoas e produz com elas uma chuva de idéias relacionadas ao problema ou oportunidade em pauta, e para isso existem algumas regras:
-Defina o tempo.
É importante definir um período para que a reunião não se estenda muito além do necessário. Um brainstorm pode seguir por horas e horas, mas definindo uma duração proporcional a importância da situação você pode tornar a reunião produtiva e eficiente.
-Não perca o foco.
Muitos assuntos podem surgir ao longo da reunião e podem ser considerados para outra sessão de Brainstorm, porém é importante se ater ao objetivo para não comprometer o tempo da reunião nem a velocidade do processo de tomada de decisão.
-Sem censura.
Durante o processo de brainstorm é importante deixar a criatividade fluir de forma orgânica, e para isso as pessoas devem se sentir à vontade para sugerir qualquer ideia, por mais estranha que pareça inicialmente, pois quando as idéias são censuradas por serem muito inviáveis ,estranhas ou “viajadas” os colaboradores da reunião passam a eliminar idéias semelhantes que poderiam ser a melhor solução para a situação.
– Facilitador do Brainstorm.
Deve ser a pessoa responsável pelo comprimento das regras determinadas, dar espaço para todos contribuírem e não deve permitir que os participantes “defendam” suas idéias desvalorizando outras propostas.
-Registre tudo
Garanta que exista uma forma de todos anotarem suas idéias, um notebook ou um bloco de papel, o importante é que não esquecer nenhuma proposta citada. Talvez seja válido gravar toda a reunião mesmo que com um smartfone, isso pode garantir que nada seja perdido.
Após o processo é hora de filtrar as propostas, você pode classificar elas pela viabilidade ou pela complexidade, combinar as propostas complementares e eliminar as que fugirem do objetivo a ser alcançado. Após reduzir o número de idéias você pode discutir elas com sua equipe e tomar a decisão final.
Essa técnica pode ser aplicada de forma constante e até sistematizada na empresa, e junto com outras ferramentas levar a organização para um processo de inovação constante.