Brand persona: Quem é a sua empresa?

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Criar um relacionamento consistente com seu público é um desafio diário e existem várias ferramentas e métodos para alcançar esse objetivo, porém a base de todo contato entre empresa e cliente precisa ser uma forte personalidade, e ela deve ser constante em todos esses métodos e ferramentas.


Empresas e pessoas são muito diferentes, mas será que são diferentes em tudo? Na verdade, empresas e pessoas tem alguns detalhes que são correspondentes, como por exemplo:


Empresas e pessoas são muito diferentes, mas será que são diferentes em tudo? Na verdade, empresas e pessoas tem alguns detalhes que são correspondentes, como por exemplo:


Pessoa:
CPF
Objetivos
Amigos
Aparência
Personalidade

Empresa:
CNPJ
Metas
Parceiros / Clientes
Identidade visual
Posicionamento


É claro que mesmo esses pontos semelhantes ainda são um pouco diferentes, mas pensar em sua empresa como uma pessoa, nos ajuda a tornar ela mais humanizada. Por muitos anos o público não participava ativamente da comunicação das empresas, e essa realidade vem mudando desde o surgimento da internet. Hoje, empresas que não conversam diretamente com seu público com a linguagem adequada, nem se posicionam em questões fundamentais ou seja: não agem de forma mais humana, acabam caindo no esquecimento.

É importantes também, saber a diferença entre a Brand persona e a Buyer Persona. Brand persona é a personalidade da sua empresa ou marca, e Buyer persona é a personalidade do seu cliente. A sua marca não pode ser uma cópia dos seus clientes e sim uma pessoa que converse bem com eles, um amigo confiável que seja agradável de conversar. Por isso, é importante iniciar pesquisando bastante sobre os clientes que a marca irá entrar em contato, e apenas depois disso, pensar bem em como será a sua persona. Levando também em consideração o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Desenvolver uma brand persona ou um posicionamento para sua empresa é fundamental. E essa pessoa precisa ter várias características humanas: Jeito de falar, sonhos e capacidade de conversar com o cliente pessoalmente. Mas antes de formar tudo isso, você precisa ter cuidado com alguns detalhes:

Sua empresa não é você.


Esse é um dos pontos mais importantes da criação de uma Brand persona, você deve humanizar sua marca trazendo elementos que sejam importantes para a comunicação com o seu público, e não com você. Uma empresa de produtos de higiene para recém nascidos precisa transmitir carinho e cuidado, e apoiar causas relevantes para as mães dessas crianças. Mesmo que os proprietários ou gerentes não se identifiquem com essas características.

Sua empresa precisa ser autêntica

Não adianta formar um discurso fechado sobre um tema em alta, a falta de consistência é notada pelos clientes facilmente. Estude bem os problemas que seu público enfrenta, entenda o que ele sente e o que o deixaria mais feliz, produzir uma Brand persona é, antes de tudo, um exercício de empatia.

Sua empresa pode mudar com o tempo.
Lançamento de novos produtos, mudanças no mercado e acontecimentos no geral, são oportunidades para mudar pontos o posicionamento da sua marca. Apoiar novas causas, falar sobre novos temas e até mudar de posicionamento sobre um assunto é fundamental para oxigenar a comunicação e deixar a marca sempre atualizada, mas cuidado, é importante se manter fiel a características mais fundamentais da empresa, para que sua identidade não seja completamente perdida na transição.

Ao finalizar o processo de criação da brand persona o último passo é garantir que sua empresa se mantenha fiel a essa persona. Mostre o processo de construção da persona e re-veja os processos de contato com o cliente. Sempre se faça a pergunta: “Minha brand persona seguiria esse processo?”. Você pode até dar um nome para ela e manter um arquivo com sua descrição disponível para todos os funcionários.

Você quer ajuda para preparar sua brand persona e melhorar sua comunicação? Vamos conversar!

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