Marketing boca a boca em 3 passos!

Se você é um gestor ou empresário provavelmente já pensou algumas vezes como seria ter sua marca cada vez mais conhecida pelo público, utilizada como referência pelo mercado e ter um marketing boca a boca constante. E você trabalha todos os dias para oferecer o melhor serviço ou produto para atingir este objetivo.
Porém ter o melhor serviço ou produto não é mais suficiente. As pessoas recebem por dia uma dose enorme de conteúdo e, mesmo prestando um serviço de excelência, a sua empresa pode ser esquecida na hora do “Você sabe alguma empresa que faça isso?”
Mas existem mecanismos que podem ser usados para manter o trabalho excelente de sua empresa na mente das pessoas, para que na hora “H” elas tenham sua marca na ponta da língua. Dividimos eles em 3 passos bem simples. Basicamente você precisa que sua empresa seja: Vista, Reconhecida e Lembrada
–Vista: As pessoas conseguem ver quando alguém usa sua marca?
Parece óbvio, mas a sua marca precisa estar evidente durante a utilização do seu produto ou serviço. Existem várias formas de fazer isso, o segredo é notar como as pessoas se comportam enquanto estão utilizando. Para serviços como assistência de ar-condicionados, por exemplo, é importante dispor a marca no uniforme dos funcionários e no veículo utilizado. Também é uma boa ideia incentivar que seus clientes postem sobre o produto enquanto usam, talvez oferecendo algum tipo de recompensa como sorteio ou brinde. A melhor forma de deixar a marca evidente vai depender do negócio, porém é essencial que ela esteja visível tanto para o cliente quanto para quem está próximo dele durante a utilização.
–Reconhecida: Sua marca anuncia a si mesma?
Quando é visualizada, sua marca deve ser facilmente associada, isso facilita o boca a boca fazendo com que as pessoas percebam qual é a sua empresa sempre que sua marca entrar em contato com elas. Isso é possível através de algumas ferramentas como Branding e Identidade visual, que criam uma consistência na comunicação e diferenciam a sua marca dos concorrentes. O essencial é que sua marca tenha elementos característicos que sejam facilmente notados, como: cores, discurso e tom de voz e que todos os contatos da marca com o cliente sigam um mesmo conceito.
–Lembrada: Sua marca deixa vestígios?
Depois do consumo sempre deixe algo para que o cliente leve a sua marca para as conversas diárias dele. A excelência se encaixa nesta fase, ao gerar uma impressão boa na mente do cliente sua empresa pode se fixar mais facilmente, porém outros artifícios como brindes podem ser utilizados para que o cliente leve sua marca para onde ela deve estar. Outra opção também pode ser a comunicação após o consumo, com a pesquisa de satisfação e criação de clubes de clientes com vantagens.
O boca a boca é essencial para um crescimento exponencial na força da marca e para a criação de uma audiência que não apenas consome seu produto e segue sua marca, mas que voluntariamente se torna defensora e propagadora do negócio.
Todas essas ferramentas precisam ser acompanhadas e atualizadas com o passar do tempo para garantir a eficácia e a originalidade, ter uma boa equipe de comunicação é essencial para manter todas essas variáveis da forma mais profissional possível!